Plenário aprova criação do Grupo Parlamentar Brasil-Japão

Da Agência Senado | 10/04/2024, 18h28

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto de resolução que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Japão (PRS 72/2023). A matéria, de iniciativa da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e relatada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), segue para promulgação.

Pelo texto do projeto, a cooperação interparlamentar se dará por meio de visitas, congressos, debates, permuta de publicações e troca de experiências. As relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão foram iniciadas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Desde 2014, os dois países mantêm parceria estratégica e global. Em 2021, o comércio entre eles totalizou US$ 10,68 bilhões.

Ao defender a criação do grupo na justificativa do projeto, Damares lembra os laços entre os dois países e ressalta que o Brasil “é o maior parceiro comercial do Japão na América Latina”.

Na mesma linha, Veneziano registra em seu relatório que “esta ferramenta de diplomacia parlamentar pode levar à necessária democratização dos debates travados no âmbito das relações internacionais”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)