Regular as redes sociais é fundamental para a democracia, diz Paulo Paim

Da Agência Senado | 09/04/2024, 15h47

Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu o direito e a necessidade de o Brasil aprovar uma regulamentação das redes sociais. 

— Regulamentar as redes sociais vai ao encontro do respeito aos direitos humanos e da dignidade humana, do combate ao racismo, às discriminações, preconceitos, homofobia, xenofobia. Regulamentar é estabelecer rumos claros, transparentes e eficazes para garantir um ambiente seguro e inclusivo para todos.

Na opinião do parlamentar, a democracia está em perigo em várias partes do mundo, e o ambiente digital vem sendo usado por pessoas e organizações para enfraquecer o Estado de direito.

— A regulamentação das redes sociais é fundamental para o aprimoramento da democracia, para a proteção das instituições, para a garantia da soberania nacional e para a promoção da estabilidade do país. 

Paim disse que o Brasil é um país democrático, com eleições livres e legítimas, e que a Constituição de 1988 é uma das mais avançadas do planeta em relação a direitos e garantias individuais e sociais.

— Alto lá! O Brasil não é "terra de marlboro", não é terra sem lei!

Na avaliação do senador, a regulamentação das redes sociais servirá para diminuir as mentiras, ameaças e disseminação de ódio e de fake news, com o objetivo de tornar a internet um ambiente mais seguro para todas as pessoas. 

— É preciso também a responsabilização das plataformas (...). Liberdade de expressão não é se utilizar de fake news, mentiras, ameaças, ofensas (...) As ameaças, as mentiras, as ofensas, o desrespeito com o outro, isso sim é uma farsa, é um modus operandi que serve somente para os que são antidemocratas, totalitários, inimigos do Estado democrático e da democracia e manipuladores da opinião pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)