Plenário vai comemorar 200 anos da imigração alemã

Da Agência Senado | 03/04/2024, 18h02

O Senado vai promover uma sessão especial para celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil. O requerimento para a celebração (RQS 115/2024), apresentado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) e outros senadores, foi aprovado no Plenário nesta quarta-feira (3). A data da sessão especial ainda será agendada pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM).

Em seu requerimento, Flávio Arns lembra que há 200 anos “um corajoso grupo atravessou o oceano em busca de novas oportunidades e um lar em terras brasileiras”. Ele registra que foi em 25 de julho de 1824 que a primeira leva com 39 imigrantes de língua alemã chegou à Província de São Pedro do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, marcando a fundação da então colônia (hoje município) de São Leopoldo. A partir daí, destaca o senador, o Rio Grande do Sul e o Brasil receberam levas numerosas de imigrantes que trouxeram consigo valores, conhecimentos e tradições que enriqueceram o país.

De acordo com o requerimento, os imigrantes alemães contribuíram imensamente para o desenvolvimento do Brasil, seja nas áreas da agricultura, indústria, educação ou ciência. O documento também aponta que eles trouxeram técnicas avançadas de cultivo, introduzindo novas culturas e impulsionando a produção agrícola. Além disso, registra o requerimento, a herança cultural alemã influenciou a arquitetura, música, culinária e política, entre outras contribuições.

Para Flávio Arns, a celebração do bicentenário da imigração alemã “convida a refletir sobre a importância da diversidade e do respeito às diferentes origens culturais”. O senador ainda pede que o Brasil honre e valorize a herança deixada pelos imigrantes de língua alemã, reconhecendo sua contribuição para o país “e para a construção de uma sociedade mais plural e inclusiva”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)