Janaína Farias toma posse no Senado

Da Agência Senado | 02/04/2024, 18h46

Foi empossada no Senado Federal nesta terça-feira (2) a senadora Janaína Farias (PT-CE). Ela substitui a senadora Augusta Brito (PT-CE), que licenciou-se do mandato por 121 dias.

— Que todos nós trabalhemos conjuntamente para desenvolver nosso potencial e melhorar a vida da nossa gente, com mais recursos para quem está na ponta, para quem está nas cidades, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços de áreas essenciais, como educação, saúde e segurança — disse Janaína Farias.

Augusta é a primeira suplente do senador licenciado Camilo Santana — atual ministro da Educação, que participou da posse no Plenário do Senado. Janaína Farias é a segunda suplente da chapa. Também estiveram presentes o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, e os ex-senadores Valmir Campelo, Julio Ventura e Chiquinho Feitosa.

Acompanhada à Mesa do Senado pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Teresa Leitão (PT-PE) e Flávio Arns (PSB-PR), a nova senadora Janaína Farias foi empossada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

— Vossa Excelência assume o Senado nesta quadra histórica muito importante na defesa da democracia e no progresso do Brasil. Certamente contribuirá para as muitas pautas que ainda temos como desafio no Senado Federal. Uma voz feminina, uma voz do Nordeste, uma voz qualificada para poder defender os interesses do Brasil — afirmou Pacheco.

Janaína Carla Farias é natural de Crateús (CE), tem 49 anos e é formada em turismo. Ela foi assessora especial de Camilo Santana em seus dois mandatos como governador do Ceará e, no Ministério da Educação, foi secretária de Gestão da Informação e Inovação. Ela foi também secretária de Relações Institucionais do governo cearense e assessora executiva na Secretaria das Cidades daquele estado. 

— Hoje é mais um dia na rotina desta Casa, que há 200 anos é guardiã da democracia e dos direitos e deveres do povo brasileiro. Mas eu peço licença para me expressar com emoção e, nesta tribuna, me dirigir especialmente a todos aqueles que teceram a história da minha vida e que, comigo aqui hoje, acompanham um dia que, para mim, será eterno e histórico: o dia em que aquela menina, filha do sertão de Crateús, lá no Ceará, neta de trabalhadores, e trabalhadores humildes, filha de uma costureira e de um eletricista, toma posse como senadora da República — afirmou Janaína Farias, bastante emocionada e com agradecimentos especiais a sua mãe, presente à cerimônia de posse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)