Confúcio Moura celebra Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Da Agência Senado | 02/04/2024, 16h21

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (2), o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado a cada ano em 2 de abril. O parlamentar ressaltou que a data é uma oportunidade para aumentar a consciência sobre o tema e promover a aceitação da diversidade neurocognitiva.

— É uma celebração que visa não apenas educar o público sobre o autismo, mas combater os estigmas. A gente acha que o menino é bobo, acha que o menino é hiperativo. Aí a gente põe mil defeitos no menino, realmente achando que ele é muito agitadinho. Mas são especiais, são realmente crianças que têm que ser entendidas assim, em promoção da inclusão delas.

Confúcio Moura também ressaltou a importância do atendimento na primeira infância e afirmou que o período é decisivo para o desenvolvimento, estabelecendo bases para habilidades cognitivas e emocionais das crianças com autismo.

O senador, que é médico, destacou ser relator do PL 2.650/2022, que aperfeiçoa o Marco Legal da Primeira Infância em dois pontos. O texto institui a Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado a Crianças de Zero a Três Anos (Precoce) e determina prioridade de atendimento em programas de visitas domiciliares a crianças com necessidades especiais.

— O projeto da deputada Erika Kokay [PT-DF] deixa claro que o poder público deve oferecer serviços que propiciam um desenvolvimento infantil pleno, inclusivo, focado na aquisição de competências humanas e sociais, especialmente no que diz respeito às crianças com necessidades especiais. Defendo que o atendimento à primeira infância para crianças autistas deve ser holístico, abrangendo áreas de terapia comportamental, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, clínica geral, professores e o apoio psicossocial para a família. Quanto mais cedo essas intervenções começarem, melhores serão os resultados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)