Senado celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo na segunda

Da Agência Senado | 27/03/2024, 10h11

O Senado fará sessão especial nesta segunda-feira (1º), às 10h, destinada a celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril, conforme data definida no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).

A sessão foi requerida pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), presidente da Comissão de Educação (CE), e subscrita pelos senadores Augusta Brito (PT-CE), Paulo Paim (PT-RS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Humberto Costa (PT-PE), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Romário (PL-RJ). 

“Diante da luta das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias, a celebração da data traz visibilidade, debate e conhecimento sobre o autismo e suas vivências”, afirma o senador em requerimento.

A estimativa é de que haja no mínimo dois milhões de pessoas com TEA no Brasil, mas ainda não há números oficiais. Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inseriu questões específicas sobre pessoas com essas especificidades no Censo Demográfico (2022), conforme determina a  Lei 13.861, de 2019.

São objetivos do evento:

  • desmistificação sobre o autismo,
  • esclarecimento sobre as definições do transtorno,
  • debater dificuldades e preconceitos enfrentados,
  • esclarecer sobre a importância da convivência em sociedade.

O evento também é oportunidade para discussão sobre temas como intervenções terapêuticas e medicamentosas, formação acadêmica dos profissionais especializados, acessibilidade, propostas de políticas públicas e desafios da educação inclusiva. O senador Arns ressalta ainda que a sessão é uma oportunidade para a divulgação de depoimentos de autistas e de seus pais, responsáveis e terapeutas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)