Vanderlan Cardoso comemora o Dia Mundial da Agricultura

Da Agência Senado | 21/03/2024, 10h40

Em pronunciamento em Plenário na quarta-feira (20), o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) destacou o Dia Mundial da Agricultura, celebrado também na quarta. O parlamentar ressaltou a importância do setor para o país, especialmente a agricultura familiar que, além de garantir alimentação para milhões de brasileiros, gera empregos e renda e contribui para a o funcionamento sustentável de economia.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, as propriedades de agricultura familiar representam 77% de todos os estabelecimentos agrícolas no Brasil, ocupando 23% da área total e beneficiando aproximadamente 10,1 milhões de trabalhadores.

— Através de nossas emendas, temos trabalhado incansavelmente nesse sentido. Ao todo, desde o início do meu mandato, destinamos aos municípios goianos mais de R$ 50 milhões, em kits de apicultura, kits de irrigação, barracas de feira, kits de mandiocultura, poços artesianos, tratores com implementos agrícolas, microtratores, além de outros equipamentos para incentivar ainda mais a agricultura familiar em nosso estado — disse.

Vanderlan mencionou que Goiás é o segundo maior produtor de mel do país, perdendo apenas para o estado do Piauí. Ele destacou a produção de mel no município de Doverlândia, para onde enviou kits de apicultura para atender os assentamentos locais e incentivar a atividade. O parlamentar também ressaltou que entregou kits de irrigação para a produção de hortaliças e leguminosas desenvolvida pela Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte Goiano (Coopermel).

— Ao destacar os nossos esforços em prol da agricultura familiar e dos arranjos produtivos locais, é essencial reconhecer a valiosa parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que trabalhei muito, para levar para o estado de Goiás. Hoje, colhemos os frutos dessa importante parceria. Sua contribuição tem sido fundamental para o sucesso de nossos programas de apoio à agricultura familiar em todo o nosso estado. Que possamos continuar trabalhando juntos para fortalecer e valorizar ainda mais a agricultura familiar em nosso país e no estado de Goiás.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)