Magno Malta defende inclusão de pessoas com Down no mercado de trabalho

Da Agência Senado | 21/03/2024, 16h31

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (21), o senador Magno Malta (PL-ES) defendeu a inclusão de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho, com direito de serem valorizadas pela sua capacidade e talento. O senador defendeu oportunidades de emprego, sugerindo que órgãos públicos, como o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, estabeleçam políticas de contratação que abram espaço para esses cidadãos.

— Muitos chegam à formação na universidade, outros, não. E que o poder público, seja a Câmara Federal, o Senado, as Câmaras de Vereadores, as Assembleias Legislativas tenham [oportunidade] não porque abriu uma vaga para o menino porque nasceu com síndrome de Down, não; para contratação mesmo — enfatizou.

O parlamentar mencionou a sessão especial conduzida pelo senador Romário (PL-RJ) em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. O tema deste ano foi "Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo". Para Malta, foi um momento de reconhecimento aos “anjos que enriquecem as vidas daqueles com quem convivem”. O senador ainda compartilhou sua experiência pessoal, em ser pai adotivo de Davi Guilherme, jovem com síndrome de Down.

— Davi Guilherme já convive comigo desde que nasceu, desde muito novinho. É capaz, ama o esporte, ama a música, é carinhoso, companheiro mesmo [...] eu não gostaria de ver [dividido] esse universo de anjos, que são capazes, que estudam e que podem ser e praticar dentro da sua capacidade, dentro do seu talento — e eles têm muito talento, como qualquer cidadão — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Magno Malta