Trad diz que o agronegócio tem queda de produção e prejuízos com o clima

Da Agência Senado | 14/03/2024, 16h29

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (14), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) destacou preocupação com a queda na produção do agronegócio brasileiro, atribuída por ele a "eventos climáticos inesperados". O parlamentar ressaltou que a situação é mais grave para aqueles produtores que, muitas vezes, adquirem empréstimos para financiar suas operações.

— Tem um impacto muito grande nas suas contas, principalmente naquelas que precisam ser honradas. Quando você pactua, quando você contrata, você jamais pode vir a prever, apesar de que isso faz parte desse contexto, situações extremas climáticas que venham a gerar esse transtorno todo — argumentou.

Segundo Trad, o aumento significativo de pedidos de recuperação judicial reflete a crise enfrentada pelo setor. O senador defendeu que o governo deve adotar medidas urgentes para mitigar os impactos para os produtores. O parlamentar informou que tem buscado soluções.

— No primeiro momento em que eu acionei o ministro Carlos Fávaro, ele, de pronto, no mesmo dia em que foi acionado, já abriu a agenda com interlocutores do nosso estado, com a Aprosoja [Associação Brasileira de Produtores de Soja], com o governador do Mato Grosso do Sul [Eduardo Riedel], para tentar buscar soluções. Porque é algo que preocupa muito. A partir do instante em que, em conflitos como esse, não se vislumbram situações de poder resolvê-los, busca-se socorro através do Judiciário — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Nelsinho Trad