Jorge Kajuru preside subcomissão da CMA sobre mercado de ativos ambientais

Da Agência Senado | 13/03/2024, 12h11

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) instalou nesta quarta-feira (13) uma subcomissão temporária para discutir e analisar o mercado de ativos ambientais brasileiros. O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi eleito presidente do colegiado. Não houve eleição para a vice-presidência.

A subcomissão deve funcionar por 90 dias. Além de Kajuru, participam do grupo os senadores Sérgio Petecão (PSD-AC), Plínio Valério (PSDB-AM), Carlos Viana (Podemos-MG) e Jorge Seif (PL-SC). Foram indicadas como suplentes as senadoras Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS).

Para o presidente da subcomissão, os ativos ambientais — como créditos de carbono, serviços ecossistêmicos e direitos de uso sustentável de recursos naturais — “têm ganhado destaque nas discussões internacionais relacionadas à sustentabilidade”.

— É imprescindível que o Senado assuma uma postura proativa na elaboração de políticas públicas relacionadas a esse mercado emergente, a fim de promover o desenvolvimento econômico aliado à conservação ambiental. É dever deste Parlamento abrir o diálogo, possibilitando ouvir opiniões de especialistas, organizações ambientais, do setor privado, sociedade civil e outros atores para subsidiar o desenvolvimento de estratégias — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)