Alysson Paolinelli: Senado aprova homenagem a ex-ministro

Da Agência Senado | 06/03/2024, 19h48

O Plenário aprovou mais um pedido de homenagem ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli nesta quarta-feira (6). O novo requerimento aprovado (RQS 73/2024), de iniciativa de Wellington Fagundes (PL-MT) e de outros senadores, celebra o engenheiro agrônomo natural de Bambuí (MG), cuja nomeação para chefiar o Ministério da Agricultura completa 50 anos no próximo dia 15.

Paolinelli, que morreu em junho de 2023, aos 86 anos, foi ministro de 1974 a 1979. Nesse período, ele foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde implantou um amplo programa de bolsa de estudos para mais de 3 mil estudantes brasileiros nos mais diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo.

De acordo com o requerimento, Alysson Paolinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e 2022 e foi criada a Rede Paolinelli, que reuniu instituições do mundo acadêmico e do agronegócio com o propósito de coordenar e estimular o engajamento na indicação do ex-ministro da Agricultura ao prêmio.

“Paolinelli foi um visionário e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura brasileira. Ele foi líder da revolução agrícola tropical sustentável, que transformou o país em potência agroalimentar e criou horizontes para a segurança alimentar mundial. Tirou o Brasil da incômoda posição de importador de alimentos: carne, leite, aves, inclusive genética e grãos”, exalta Wellington no requerimento.

Em fevereiro, o Senado aprovou outro pedido (RQS 78/2024) para homenagear o ex-ministro, mas de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Segundo Wellington Fagundes, a sessão especial será feita em conjunto em data a ser agendada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)