Petrópólis pode receber título de Capital Nacional do Casamento

Da Agência Senado | 01/03/2024, 09h40

O município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, pode receber o título de Capital Nacional do Casamento. A homenagem à Cidade Imperial está prevista no Projeto de Lei 1639/22, que será analisado pelo Senado.

Apresentada pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), a proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados em novembro de 2023 e depende agora do aval dos senadores para virar lei. O projeto ainda será despachado pela Mesa do Senado para as comissões da Casa.

Na justificativa da proposta, o deputado afirma que Petrópolis é um dos destinos mais procurados para a celebração de casamentos não só pela infraestrutura de apoio, mas também por suas belezas naturais e turísticas.

A natureza exuberante, o charme do Museu Imperial e a imponência da Catedral de São Pedro de Alcântara são atrativos que pesam na escolha do local para a celebração de casamentos. Noivos de todos os cantos do Brasil buscam a cidade para se casarem. Estima-se que Petrópolis realize cerca de 700 casamentos por ano, uma média de 58 por mês”, aponta o parlamentar.

Casamentos no Brasil

Em 2023, foram registrados cerca de 800 mil casamentos no país, conforme dados do relatório “Cartórios em Números”, divulgado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). O número anual de casamentos ainda não retornou ao patamar pré-pandemia. Entre 2015 e 2019, a média anual foi de 1,076 milhão de casamentos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Cidades