Audiência pública debaterá instituição da Campanha Maio Roxo

Da Agência Senado | 29/02/2024, 11h42

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove nesta sexta-feira (1º), às 10h30, audiência pública para debater a instituição da Campanha Maio Roxo, para a divulgação e conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). Os senadores Flávio Arns (PSB-PR), Paulo Paim (PT-RS) e Zequinha Marinho (Podemos-PA) são signatários do requerimento para o debate.

A proposta da campanha, criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), é facilitar o diagnóstico e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida a todos os portadores dessas enfermidades. Também tem como propósitos reduzir o preconceito em torno dos pacientes diagnosticados com essa condição e arrecadar recursos para pesquisa e tratamento.

As DIIs afetam o trato gastrointestinal e podem causar sintomas como dor abdominal, diarreia, sangramento retal e perda de peso.

Dados da SBCP apontam um aumento do número de casos de doenças inflamatórias intestinais. No Brasil, a prevalência alcançou 100 casos para cada 100 mil habitantes no sistema público, em 2020. Enquanto em 2012, eram 30 casos para cada 100 mil.

 “Neste mês de ações informativas sobre as DIIs, a data mais importante é o 19 de maio, Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. A campanha Maio Roxo tem como principal objetivo informar a sociedade sobre as DIIs, suas causas, sintomas e tratamentos disponíveis. Ela busca também despertar a atenção e a empatia da população para com as pessoas que enfrentam essas doenças no seu dia a dia”, justificou o senador Flávio Arns.

Estão confirmadas as presenças da presidente da DII Brasil, Patrícia Mendes; da advogada Flávia Melo; e do médico gastroenterologista, Carlos Frederico Porto Alegre. Também foi convidado um representante do Ministério da Saúde.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)