Chico Rodrigues alerta para impactos de seca e queimadas em Roraima

Da Agência Senado | 28/02/2024, 17h40

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) chamou a atenção, em pronunciamento nesta quarta-feira (28), para o problema da estiagem e das queimadas que vêm atingindo Roraima. O parlamentar afirmou que já existe um pedido para que a Secretaria Nacional de Defesa Civil implemente ações para mitigar os efeitos dos fenômenos naturais, que, segundo ele, são fruto da temperatura elevada e dos ventos fortes.

Rodrigues relatou que centenas de produtores rurais não conseguem conter o fogo e estão vendo suas pastagens, cercas e parte de suas propriedades serem totalmente destruídas. O senador afirmou que o problema também está ocorrendo nas áreas indígenas.

O parlamentar destacou que a seca e a estiagem estão atingindo 15 municípios do estado, e o governo local já declarou estado de emergência em 9 deles.

— Depois de decretado, pelo governador do estado, estado de emergência, as ações já estão sendo planejadas pelo Corpo de Bombeiros do nosso estado e pela Defesa Civil. Nós temos visto realmente que, apesar de não ter uma estrutura robusta para poder estar em todos os lugares em que é preciso a contenção do fogo, mesmo assim, o comandante do Corpo de Bombeiros tem sido muito ativo, com todos os seus militares componentes, assim como também a Defesa Civil, que tem procurado unir esforços. Agora houve a contratação, por parte do governo do estado, de aproximadamente 240 bombeiros emergenciais.

O senador também ressaltou que a falta de água tem causado transtornos enormes às cidades, vilas e comunidades indígenas. Para Rodrigues, é necessário que haja um programa de emergência, mas também é preciso preparar o estado, em médio e longo prazo, com poços artesianos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)