Confúcio Moura defende escola em tempo integral e aponta baixa adesão em RO

Da Agência Senado | 27/02/2024, 18h27

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) ressaltou, em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (27), a necessidade de investimentos públicos para elevar a qualidade do ensino no país. O senador defendeu a educação como um elemento fundamental para promover mudanças no país. Defendeu a educação em período integral, que na sua avaliação representa um recurso essencial para impulsionar o avanço educacional no Brasil.

— Já não é de hoje que registramos que não é por meio da economia que o país conseguirá promover a igualdade de oportunidades e sim pela educação, que tem que ser entendida como vetor das transformações. Como vetor do desenvolvimento do Brasil, a educação assume papel fundamental na promoção do progresso econômico, social e cultural. A escola em tempo integral é considerada uma das principais ferramentas para aumentar o nível de aprendizagem do país e, consequentemente, as transformações necessárias na comunidade escolar — apontou.

Confúcio chamou a atenção para dados do Censo Escolar 2023 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 22 de fevereiro último, que mostraram aumento nas matrículas em tempo integral nas escolas públicas, da educação infantil ao ensino médio. No entanto, ele manifestou preocupação com seu estado, Rondônia, que apresentou uma taxa de apenas 4,81% de matrículas nesse regime. O programa Escola em Tempo Integral, sancionado pelo presidente Lula, visa aumentar o número de alunos nesse modelo, com um investimento previsto de R$ 4 bilhões até 2026.

— A educação não é apenas direito humano fundamental, mas também um investimento estratégico essencial para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade do Brasil. Isso é extremamente sério o que estou falando, porque não existe no mundo nenhum exemplo de país que prosperou, que desenvolveu, que saiu dessa situação de profunda desigualdade sem investimento na educação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)