Projeto cria Rota Turística do Enxaimel, em Santa Catarina

Da Agência Senado | 23/02/2024, 10h40

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)  analisa, em decisão terminativa, projeto que cria a Rota Turística do Enxaimel, em Santa Catarina. O objetivo do PL 5.814/2023 é promover o desenvolvimento regional e turístico, valorizando a cultura e os atrativos da região de colonização alemã. A proposta, de autoria do senador Jorge Seif (PL-SC), é relatada pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC).

De acordo com o projeto, o termo "enxaimel" refere-se a uma técnica de construção na qual a estrutura da casa é composta por um esqueleto de madeira exposto, formando um padrão de treliça ou trama. Suas principais características são: a estrutura de madeira, que muitas vezes é preenchida com tijolos, pedras ou outros materiais para formar as paredes; padrões geométricos  decorativos, que muitas vezes ficam expostos na fachada da casa; telhados inclinados, que geralmente, são bem íngremes e que podem ser cobertos por telhas ou outros materiais e o estilo tradicional e que frequentemente exibem elementos arquitetônicos  como janelas pequenas com venezianas e portas decorativas. 

As casas enxaimel são um tipo de construção tradicional, encontradas principalmente em regiões da Alemanha, França e Suíça.

A proposição visa tornar a conhecida Rota do Enxaimel por lei para desenvolver o potencial turístico, promover o crescimento econômico e valorizar os atrativos naturais e culturais locais.

Pomerode

A Rota do Enxaimel é um ponto turístico localizado no município de Pomerode (SC), conhecido por preservar as tradições da cultura alemã, em particular da etnia pomerana. A região é conhecida por conter a maior concentração fora da Europa de casas no estilo enxaimel.

Seif destaca que a área pode se consolidar como um destino que harmoniza a preservação cultural com as experiências turísticas. 

“A Rota do Enxaimel destaca-se como o único destino brasileiro mencionado na prestigiosa lista de melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa distinção é atribuída a locais que conseguem integrar a preservação da herança cultural e ambiental com o desenvolvimento econômico. Em 2023, a rota conquistou mais um reconhecimento ao receber a medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela World Travel Market (WTM), uma das maiores organizadoras de feiras do setor em todo o mundo”, afirma o autor na justificativa. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)