Inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 estão abertas

Da Agência Senado | 22/02/2024, 10h27

selo_senado_200_anos_com_saiba_mais

As inscrições para participar do concurso de redação do Programa Jovem Senador de 2024 já estão abertas e vão até o dia 30 de abril. Os estudantes serão escolhidos por meio de um concurso de redação e os selecionados terão a oportunidade de participar da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, entre 5 e 9 de agosto.

O tema da redação  desta edição é: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”

O Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos de idade do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, e a avaliação da redação ocorre na própria instituição de ensino do participante. Todo o material necessário para a inscrição no concurso, como a ficha de inscrição e a folha de redação, pode ser acessado aqui 

Na etapa inicial, cada escola escolhe a melhor redação, que é encaminhada para a Secretaria de Educação estadual. A secretaria então seleciona os três melhores textos, sem estabelecer uma ordem de classificação. O Senado escolhe a melhor redação de cada estado, e o autor ou autora do texto selecionado se torna um jovem senador ou senadora, representando sua região na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

Programa 

O objetivo do Programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado. O programa funciona por meio de simulação, no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.

Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília. É vedada a participação de jovens senadores que já tenham atuado no projeto. O Senado arca com todos os gastos necessários para a execução do programa, despesas de deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado para os estudantes e professores.

Confira o cronograma do Programa Jovem Senador de 2024

Fim das inscrições 30/4/2024
Seleção da etapa estadual 24/5/2024 
Seleção da etapa Senado 5/6/2024 
Anúncio dos vencedores até 21/6/2024 
Semana de Vivência Legislativa 5/8 a 9/8/2024

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)