Novos servidores tomam posse em cerimônia no Senado

Da Comunicação Interna | 21/02/2024, 19h22

Uma solenidade de boas-vindas marcou a posse de 143 novos servidores do Senado nesta quarta-feira (21). São analistas e consultores legislativos aprovados no último concurso da Casa.

A cerimônia de posse aconteceu no Auditório Petrônio Portela, com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STJ), ministro Edson Fachin. A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e o secretário-geral da Mesa, Gustavo Sabóia, entre outras autoridades, também participaram.

Na saudação aos novos servidores, Rodrigo Pacheco frisou a importância da Casa para a plena democracia brasileira e desejou êxito aos empossados. 

— Que este seja o início de uma jornada cheia de realizações para aqueles que estão adentrando nesta Casa, que desafia e inspira, e que completa 200 anos de história — disse. 

A diretora-geral da Casa relembrou a própria trajetória de 26 anos de serviços prestados e enalteceu o trabalho dos servidores do Senado Federal.

— Tudo que conquistei, não apenas profissional mas também afetivamente, se deve ao meu trabalho aqui. A minha vida se deu nesta Casa, e, se vocês tiverem a sorte que eu tive, esse é o melhor lugar para se estar — disse Ilana Trombka.

Fernanda Tercetti Nunes Pereira falou em nome de todos os empossados. A nova servidora relembrou o período desafiador de preparação para as provas. 

— Valeu a pena todo o nosso esforço! É uma alegria estar aqui compartilhando esta enorme vitória, que não é só nossa, mas também de nossas famílias. 

Entre os recém-empossados, está Sophia de Oliveira, que desde criança visitava o Senado — local de trabalho da mãe, a jornalista Iara Borges, servidora desde 2005. Na manhã desta quarta, mãe e filha assistiram juntas à solenidade de boas-vindas.

— Sempre foi um grande sonho para mim! Eu lia as matérias da minha mãe e me interessava pelas notícias do Legislativo e, agora, passo a fazer parte — conta Sophia, que encarou jornadas de até 12 horas diárias de estudo por 11 meses para se preparar para as provas do concurso. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)