CE debate criação do Dia da Conscientização sobre a Doença de Fabry

Da Redação | 06/02/2024, 11h07

A Comissão de Educação e Cultura (CE) realiza nesta quarta-feira (7) audiência pública sobre o projeto de lei que institui o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Conscientização sobre a Doença de Fabry (PL 5.984/2019). O debate está marcado para as 10h.

A Doença de Fabry é uma patologia rara, genética, que atinge vários sistemas do organismo. É caracterizada pela deficiência ou a ausência de uma enzima que ajuda na liberação de substâncias geradas nas células. As áreas mais afetadas pelo acúmulo dos resíduos nos tecidos são a pele, o coração, os rins e o sistema nervoso central. As principais causas de mortalidade são ocasionadas por insuficiência renal e cardíaca.

A realização da audiência foi solicitada pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), relator do projeto na comissão. A proposta veio da Câmara dos Deputados, onde foi aprovada em setembro de 2019.

Pelo texto, no dia 28 de abril deverão ser promovidas ações do poder público, como eventos e treinamentos, em parceria com entidades médicas, universidades, associações e sociedade civil para a conscientização dos sintomas e diagnósticos da patologia. Além de dar visibilidade à Doença de Fabry, um dos objetivos da proposta é promover o debate sobre os impactos gerados na vida de pacientes e familiares.

No pedido de realização da audiência pública, o relator afirmou ser necessário ampliar o conhecimento dos sintomas da doença na sociedade e em relação aos profissionais de saúde, em especial pediatras, neurologistas, cardiologistas, nefrologistas e clínicos gerais. “A grande maioria dos pacientes leva mais de 10 anos para conseguir um diagnóstico correto”, afirmou no requerimento.

Convidados

Foram convidados para a audiência Roberto Benvenutti, nefrologista e vice-presidente da Associação Renal Vida, e Salmo Raskin, pediatra e geneticista, diretor do Centro de Aconselhamento e Laboratório Genetika. As participações serão por videoconferência.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)