Confúcio relata melhorias na educação em Rondônia viabilizadas por emendas

Da Agência Senado | 18/12/2023, 17h26

Nesta segunda-feira (18), o senador Confúcio Moura (MDB-RO), em pronunciamento no Plenário, fez um balanço dos resultados positivos, segundo ele,  obtidos por meio de suas emendas parlamentares na área da educação para o estado de Rondônia.

— Nós investimos nossas emendas principalmente nas obras inacabadas de creches e escolas. Muitas creches inacabadas por muitos anos. Tem creche de dez anos paralisada. Nós investimos em vários municípios, e as creches já estão em funcionamento. Isso é muito positivo — disse.

O senador enfatizou o trabalho realizado em 23 municípios do estado, em parceria com o Instituto Federal de Educação, para levar inovação e tecnologia aos estudantes da região. O parlamentar lembrou que os incentivos viabilizaram o ensino à distância no período pós-pandemia. Ele destacou o programa Cidades Inteligentes, que possibilitou a melhoria da qualidade da internet em espaços públicos.

Confúcio salientou a importância das emendas parlamentares para a construção de pontes sobre rios na região amazônica para facilitar o acesso às escolas. Ele também citou recursos destinados às comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e extrativistas, anunciando investimentos para revitalização da produção de cacau na região.

— Estamos colocando recursos para comprar milhares de mudas de cacau e distribuir para os assentamentos rurais, para que isso vire uma mania rondoniense de plantar cacau nos quintais, nas chácaras, nos sítios em todos os cantos, para que a gente possa produzir [...]. Já montamos a fábrica de chocolate dentro do Instituto Federal do município de Jaru. As pessoas interessadas vêm aprender a fazer chocolate. Eles começam a produzir chocolate e a vender na rua. Incorporam riqueza, renda, com o chocolate artesanal de qualidade — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)