Izalci convida população a acompanhar audiência sobre questões eleitorais

Da Agência Senado | 11/12/2023, 19h22

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (11), convidou a população a acompanhar a audiência pública que será promovida na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) para debater as implicações da tecnologia no processo eleitoral brasileiro. A audiência acontece nesta terça-feira (12), a partir das 9h, e é interativa, permitindo a participação do público com perguntas e comentários.

O senador ressaltou a importância da auditoria para garantir a confiabilidade das urnas eletrônicas e proporcionar uma maior compreensão para a população sobre o assunto.

Izalci também questionou a falta de participação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas audiências públicas realizadas no Senado e expressou sua indignação com a postura do tribunal. Ele ressaltou que a transparência na apuração dos resultados das eleições é fundamental para a defesa da democracia.

— Se realmente o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal [STF] querem dar à população a confiança necessária para acreditar realmente nos resultados das eleições, não há por que se negar a participar de um debate ou de uma discussão relacionada a isso. Hoje o Tribunal Superior Eleitoral normatiza as eleições. Ele solta as normas na época da eleição. Ele executa as eleições. Ele fiscaliza as eleições. E ele julga. Só ele. Não há um controle externo, por exemplo, confiável, com relação ao resultado das eleições — apontou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)