Seif destaca baixo desempenho do Brasil no Pisa e elogia escola cívico-militar

Da Agência Senado | 06/12/2023, 19h22

Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (6), o senador  Jorge Seif (PL-SC) manifestou preocupação com os baixos resultados dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O Pisa é um estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo do programa é avaliar o conhecimento e as habilidades dos estudantes na faixa etária de 15 anos (idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países) em matemática, leitura e ciências. O senador destacou que, apesar do investimento em educação no Brasil, o sistema educacional não atinge seus objetivos.

— Infelizmente, o Brasil amargou a posição 65 em meio a 81 países que foram avaliados. Então, é triste essa constatação e, ao mesmo tempo, um alerta para o Ministério da Educação (MEC), para o governo federal e para senadores e deputados — disse.

Seif também elogiou a instalação da Frente Parlamentar em Prol das Escolas Cívico-Militares, na Câmara do Deputados, de iniciativa do deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS). Segundo o parlamentar, os alunos dessas instituições têm melhor performance, desempenho, disciplina e respeito ao ambiente escolar.

— Faço um desafio para o Ministro da Educação, que, infelizmente descontinuou um programa que dá certo no Brasil, que são as escolas cívico-militares, esquecendo que o Ceará é o estado que mais concorre para o ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica]. O Ceará é o que tem mais candidatos. E o ITA é uma escola militar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)