Dulcina de Moraes tem nome inscrito no 'Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria'

Da Agência Senado | 01/12/2023, 10h22

O  presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a lei que inscreve no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria o nome de Dulcina de Moraes (1908-1996), reconhecida como uma das grandes damas do teatro nacional. A Lei 14.743 foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1°). A norma provém do PL 25/2020, da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ)

Dulcina Mynssen de Moraes, nascida na cidade de Valença (RJ) em 1908, tem “inegável relevância na história do teatro brasileiro, não só pelo primor de sua atuação cênica, mas também pelo seu legado na formação de inúmeros artistas”, escreveu a senadora Teresa Leitão (PT-PE) em seu parecer favorável ao projeto, na Comissão de Educação e Cultura (CE)

Filha dos atores Átila e Conchita de Moraes, despontou no teatro profissional já aos 15 anos de idade, em 1924, atuando na Companhia Leopoldo Fróes, e rapidamente se destacou como uma das jovens promessas da cena cultural brasileira da época.

Após integrar as mais importantes companhias teatrais, fundou em 1935 a Companhia Dulcina-Odilon, em conjunto com seu marido, o ator Odilon Azevedo. A Cia. Dulcina-Odilon, também conhecida como Cia. D-O, trouxe à cena grandes dramaturgos brasileiros e internacionais e apresentou ao público atores e atrizes que viriam a ganhar enorme projeção nas décadas seguintes

Dulcina atuou com proficiência em diversos papéis e é frequentemente lembrada por sua memorável interpretação no espetáculo Chuva, dirigido e protagonizado por ela, que estreou em 1945 e percorreu o Brasil por seguidos anos.

Além de sua atuação na dramaturgia e na formação de atores e atrizes, é fundamental lembrar também a luta de Dulcina pela regulamentação da profissão de artista, ocorrida em 1977. Ela faleceu em Brasília, em 1996.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)