Viaduto sobre a BR-116 em Curitiba recebe o nome de Francisco Pereira Netto

Da Agência Senado | 29/11/2023, 11h43

Foi sancionada nesta terça-feira (28), a Lei 14.739 que dá o nome de Francisco Pereira Netto para o viaduto situado sobre a rodovia BR-116 no  bairro Campo de Santana, em Curitiba (PR). De iniciativa do Deputado Federal Luciano Ducci (PSB/PR), o PL 5310/2020 teve relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). 

“A importância de Francisco Pereira Netto para a região foi muito além da figura de empregador. Durante um período em que o local não tinha acesso adequado a serviços médicos, ele se encarregava de transportar todas as pessoas que precisassem de ajuda para a unidade de saúde mais próxima, que geralmente estava a uma longa distância. Naquela época, a sua casa era o único local com telefone na vizinhança, o que a tornava também referência para quem precisava se comunicar por esse meio”, destacou o relatório do senador Veneziano. 

Líder Comunitário 

Como empresário, Francisco Pereira Netto estabeleceu uma granja avícola que chegou a ter 300 mil aves, sendo a maior do estado do Paraná. O empreendimento era responsável por gerar muitos empregos, especialmente para famílias que vinham do interior do Paraná em busca de melhores condições de trabalho. 

Era também um líder comunitário, ele e sua esposa, Deomira Constantina Bonato, católicos devotos, foram os principais responsáveis pela criação da Paróquia Sant´Ana.  Ele faleceu no dia 20 de outubro de 2019, aos 89 anos de idade, deixando seu nome marcado na história de Curitiba e, especialmente, do bairro de Campo Santana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)