Kajuru questiona se time ABC de Natal recebeu dinheiro para derrotar Vila Nova

Da Agência Senado | 29/11/2023, 16h28

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) levantou a possibilidade de o time de futebol ABC de Natal ter recebido algum incentivo financeiro de outro clube, prática conhecida como “mala branca”, para derrotar o goiano Vila Nova em partida da série B em 25 de novembro. Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o parlamentar argumentou que o Vila Nova precisava da vitória para ascender à série A pela primeira vez, enquanto o ABC já estava rebaixado para a série C.

Kajuru afirmou ter recebido a denúncia logo após o fim do jogo e disse ter responsabilidade e obrigação de levar o caso a público para que as autoridades competentes investiguem. O parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Esporte (CEsp) do Senado, questionou o fato de os jogadores do ABC terem vencido a partida após uma péssima temporada em 2023.

— Por quais motivos, eu pergunto? Por amor à camisa do ABC de Natal? Quer dizer que esse amor só existiu nos últimos dois jogos? Antes era ódio com a camisa do ABC? Oras, não sejamos hipócritas, evidentemente a mala branca apareceu, os jogadores ainda não receberam o dinheiro, podem até levar o cano porque eu fiz a denúncia, e dirigentes de times que pagaram aos jogadores do ABC para que derrotassem, como derrotaram o Vila Nova, estão agora desesperados. Tinha R$ 120 mil na conta bancária de cada um, e agora o clube que prometeu esse pagamento está com medo em função da denúncia que fiz e da ameaça de CPI que também apresentei aqui no Senado Federal. 

O senador destacou ainda que o Ministério Público de Goiás deflagrou, na terça-feira (28), a terceira fase da Operação Penalidade Máxima, que investiga supostas fraudes em jogos de futebol. Segundo Kajuru, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em oito municípios de Goiás e outros quatro estados. As investigações envolvem jogos das séries A e B do ano passado e dos campeonatos goiano e paraibano de 2023.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)