Jaques Wagner ressalta importância da COP 28 e protagonismo do Brasil

Da Agência Senado | 29/11/2023, 17h22

O senador Jaques Wagner (PT-BA), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (29), destacou a importância da realização da Conferência do Clima da ONU, COP 28, que será realizada em Dubai a partir desta quinta-feira (30) até 12 de dezembro. Wagner ressaltou a responsabilidade do Brasil na discussão, reconhecendo a pressão internacional sobre o país. 

Segundo o líder do Governo no Senado, a participação do Brasil é aguardada com grande expectativa, visto o cenário crítico das mudanças climáticas e a necessidade de ações conjuntas para enfrentar a crise global. 

— Os desafios ambientais estão sobre nós como nunca antes, e este ano as negociações precisam avançar de maneira categórica. Será necessário debater tópicos como o que é necessário para centrar as decisões na natureza, nas pessoas, nas vidas e nos meios de subsistência; como acelerar a transição energética e reduzir as emissões do setor antes de 2030; cumprir promessas antigas e estabelecer o quadro para um novo acordo financeiro, visando o financiamento climático acessível, disponível aos países em desenvolvimento — disse. 

Ele elogiou a iniciativa do governo brasileiro de colocar a agenda ambiental como uma prioridade e lembrou que os efeitos das mudanças climáticas, com recordes de calor no Centro-Oeste e no Nordeste, chuvas intensas e tufões no Sul, deslizamentos no Sudeste e seca no Norte, impactam de forma mais significativa as comunidades mais vulneráveis, aprofundando as desigualdades socioeconômicas. 

 — Lembro-me de visitar o sul da Bahia em 2022 e ver pessoas que já eram paupérrimas perdendo todos os poucos bens, que foram levados pela água. O momento que vivemos é crítico. As escolhas que vamos fazer na COP este ano terão impacto sobre um mundo que aprofunda ou não a desigualdade — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Jaques Wagner