Chico Rodrigues comemora aprovação da adesão da Bolívia ao Mercosul

Da Agência Senado | 29/11/2023, 09h47

Em pronunciamento na terça-feira (28), o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), celebrou a aprovação do protocolo de adesão do Estado Plurinacional da Bolívia no Mercosul (PDL 380/2023). O texto, do qual Chico Rodrigues foi relator, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), agora segue para a sanção do presidente da República. 

— Este protocolo de adesão foi assinado em 2015, concluindo um processo que se iniciou há quase dez anos, em 2006. Tal adesão é um passo importante para fazer avançar o processo de integração sul-americana. A Bolívia, que faz fronteira com o Brasil, a Argentina, o Chile, o Paraguai e o Peru, terá papel extremamente relevante no caminhar da integração regional. A Bolívia, com seus 12 milhões de pessoas e com um PIB de US$ 42 bilhões, contribuirá para a expansão do comércio regional, principalmente das exportações já consolidadas de gás natural, zinco, ouro, soja, prata e ureia — disse.

Chico Rodrigues, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Bolívia, destacou que o Brasil foi o último país a aprovar essa medida. O senador ressaltou a relevância estratégica da Bolívia para o Brasil, consolidada desde os anos 1950 através da colaboração energética e da parceria no setor de infraestrutura, como o gasoduto Bolívia-Brasil. O parlamentar enfatizou que com essa adesão, o Mercosul passa a ter cerca um bloco de aproximadamente 300 milhões de habitantes, em uma área de 13,8 milhões de quilômetros quadrados e com um produto interno bruto (PIB) de aproximadamente quatro trilhões.

— Para o Brasil, que tem 3,4 mil quilômetros de fronteira com a Bolívia, entre Corumbá e Assis Brasil, de Mato Grosso do Sul, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre. A entrada da Bolívia no bloco inaugura uma nova fase de uma longa história de relacionamento que remonta à própria constituição dos dois países, a começar pela definição de suas fronteiras, que inclui, inclusive, a incorporação do território e do estado do Acre pelo Brasil — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)