Margareth Buzetti lamenta casos de feminicídio em Mato Grosso

Da Agência Senado | 28/11/2023, 17h38

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) lamentou, em pronunciamento nesta terça-feira (28), o assassinato de uma mãe e três filhas em Sorriso (MT). A senadora destacou que Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, e as filhas Miliane, de 19 anos; Manuela, de 13 anos; e Melissa, de 10 anos, foram encontradas mortas dentro da residência da família, na segunda-feira (27). O autor do crime trabalhava como pedreiro em uma obra ao lado da casa das vítimas.

— Há dois meses, esse monstro invadiu a casa de uma mulher que estava dormindo em Lucas do Rio Verde [MT], estuprou e tentou matá-la a facadas, e, antes disso, tinha roubado e matado uma outra em Mineiros, estado de Goiás. Esses eram os mandatos de prisão expedidos contra ele. Como é que um monstro desses estava solto? Como é possível? Quem está falhando? — questionou.

A senadora destacou a crueldade do crime e apontou a importância de mudanças na mentalidade e na educação da população. Buzetti enfatizou a necessidade de leis mais rígidas, e citou projeto de autoria dela (PL 4.266/2023), aprovado recentemente no Senado, que torna mais rigorosa a punição à violência contra a mulher, conhecido como pacote antifeminicídio.

— Nesse projeto, a gente dificulta a vida do agressor da mulher e joga a pena de feminicídio para mínima de 20 anos e a máxima de 40 anos; será a maior pena do Brasil. A bola agora está com a Câmara dos Deputados, mas confesso que isso não basta. Não basta a gente aprovar leis duras e o Judiciário amolecer a pena. Não basta a polícia prender, se a Justiça irá soltar — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)