CRE sabatina na quinta indicados para Omã, Trinidad Tobago e Guiana

Da Agência Senado | 27/11/2023, 18h31

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) fará na quinta-feira (30) uma reunião para sabatinar e analisar os nomes de três diplomatas indicados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para missões brasileiras no exterior. A reunião, que começa às 10h, faz parte de um "esforço concentrado" do Senado para votar as indicações de autoridades pela Presidência da República. Caso aprovadas, as indicações seguem para o Plenário.

Entre os indicados está Alfredo Cesar Martinho Leoni, nome escolhido para o cargo de embaixador do Brasil em Omã, na Península Arábica. Leoni já foi embaixador na Polônia e no Paquistão, além de ter atuado em funções em missões brasileiras na China, Estados Unidos e Noruega. A indicação (MSF 38/2023) é relatada pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR).

Também deve ser sabatinada a diplomata Maria Elisa Teófilo de Luna, indicada para comandar a Embaixada do Brasil em Trinidad Tobago, país situado no Caribe. Entre outros cargos, Maria Elisa de Luna foi embaixadora em Gana e no Senegal. Também foi cônsul-geral no consulado brasileiro em Montreal, Canadá. A MSF 75/2023 é relatada pela senadora Teresa Cristina (PP-MS).

Outra indicação que pode avançar na quinta-feira é a MSF 76/2023, de Maria Cristina de Castro Martins, nome escolhido pelo governo para chefiar a missão brasileira na Guiana, país que faz fronteira com parte da Região Norte do Brasil. Maria Cristina ocupou cargos como o de conselheira e chefe de promoção comercial na Embaixada do Brasil em Portugal; primeira-secretária na Colômbia e ministra conselheira e encarregada de negócios nos Emirados Árabes. A relatora é a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

As indicações se enquadram no contexto da renovação periódica das chefias das missões diplomáticas brasileiras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)