Desigualdade racial e de gênero deve ser combatida, diz Chico Rodrigues

Da Agência Senado | 22/11/2023, 18h16

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (22), destacou a importância de diminuir as desigualdades raciais e de gênero no Brasil. O parlamentar citou dados do IBGE de 2019 que, segundo ele, ilustram o “cenário preocupante de desigualdade” presente em diversos setores da sociedade brasileira. Os dados foram apresentados em conferência no Rio de Janeiro promovida pelo Instituto Silva Neto, relatou.

O senador enfatizou a disparidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. As informações expostas pelo parlamentar mostram que as mulheres enfrentam mais dificuldades para ingressar e evoluir. 

— Enquanto a taxa de participação no mercado de trabalho dos homens com mais de 15 anos era de 74%, entre as mulheres essa medida foi de pouco mais de 50% [...]. Nos cargos gerenciais, a presença da mulher ainda é bem inferior, apenas 37%. Se levarmos em consideração a população com maiores rendimentos, a presença masculina é ainda mais marcante, 78% do mercado é ocupado por homens — ressaltou. 

Chico Rodrigues também evidenciou a necessidade de enfrentamento da desigualdade racial. Ele citou levantamentos que apontam que, embora a população negra e parda represente 56% do país, apresenta piores indicadores socioeconômicos, de desemprego e baixos salários. O parlamentar ressaltou que o Parlamento tem contribuído para diminuir essas diferenças. 

— Fizemos aqui no Senado um grande trabalho no sentido da aprovação das leis, que foram sancionadas já no governo anterior [...]. Foram 36 leis que promoviam esses avanços, mostrando que esse tema é tratado aqui com absoluta competência [...]. Aqui no Senado não existe distinção de cor, de raça ou de classe social, mas existe a preocupação de nós, juntos, trabalharmos no sentido de fazermos esse alinhamento para que as mulheres e os negros tenham uma participação mais efetiva e com mais equidade no concerto dos grandes projetos nacionais — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)