Zenaide destaca importância do Programa Nacional de Imunizações

Da Agência Senado | 01/11/2023, 09h55

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) destacou, em pronunciamento na terça-feira (31), o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que completou 50 anos de existência em 18 de setembro. Ela lembrou que o PNI foi criado pelo Ministério da Saúde em 1973, mas só alcançou grau de excelência com o estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Constituição de 1988, tornando a imunização um direito de todos.

A senadora ainda comemorou a inclusão da vacina contra a covid-19 no Plano Nacional de Imunizações a partir de 2024, o que, segundo ela, é um marco que reforça a importância do SUS, previne doenças e contribui para o aumento da expectativa de vida da população.

— O Calendário Nacional de Vacinação incluirá as doses contra o coronavírus, priorizando crianças de seis meses a cinco anos e os grupos de maior risco de desenvolvimento da forma mais grave dessa doença: idosos, gestantes, puérperas, imunodeprimidos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência e com comorbidades, além de outros grupos, como indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A decisão está de acordo com os melhores preceitos científicos, respaldados não só pela Organização Mundial da Saúde, mas também por pareceres da Anvisa e do próprio Ministério da Saúde — disse.

Zenaide também fez um apelo para que mães, pais e responsáveis não deixem de vacinar crianças e adolescentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)