Magno Malta repudia terrorismo do Hamas

Da Agência Senado | 10/10/2023, 08h46

O senador Magno Malta (PL-ES) lamentou os ataques terroristas do grupo Hamas a Israel no sábado (7). Em pronunciamento em Plenário na segunda-feira (9), o senador ressaltou que o ódio das organizações criminosas e dos grupos terroristas xiitas contra os judeus é antigo.

— Com a criação do Estado judeu, o mundo árabe se levantou contra Israel, que ainda era um "bebê" enquanto Estado, enquanto país, e, na guerra de 1948,  Golda Meir é mandada aos Estados Unidos para levantar US$ 25 milhões para que Israel pudesse, com os judeus que viviam nos Estados Unidos, ter o seu exército, começar o seu exército, porque Israel está ilhado no meio de inimigos e tem inimigos aflorados pelo mundo inteiro. O Hamas não quer tão somente o território de Israel, não é por alargar territórios. Eles não querem a terra de Israel, eles querem destruir Israel — disse.

O senador lembrou que, em 1948, o Brasil, com assento na Organização das Nações Unidas (ONU), apoiou a criação do Estado judeu, o que tornou os brasileiros queridos pelo povo de Israel. Além disso, ele expressou preocupação com os brasileiros que estão em Israel e estão em risco devido ao conflito, enquanto descrevia a brutalidade e crueldade envolvidas nas ações.

— O Hamas não quer tão somente o território de Israel, não é por alargar territórios. Eles não querem a terra de Israel, eles querem destruir Israel. Quero louvar a atitude da bandeira de Israel, estavam estampadas neste Parlamento, para que todos vissem que o Brasil ama Israel. Esse ódio, essa fúria contra Israel não é algo normal. É algo espiritual. E alguém me diz que isso nada a ver tem com o comunismo — disse.

O parlamentar ainda anunciou que apresentou requerimento de solidariedade ao Estado de Israel e de repúdio ao Hamas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)