Senado fará sessão de debates sobre políticas de combate à fome

Da Agência Senado | 03/10/2023, 19h24

O Plenário do Senado vai promover no dia 20 de outubro, às 10h30, uma sessão de debates temáticos sobre políticas de combate à fome. A proposta (RQS 872/2023) foi feita pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e aprovada pelos senadores nesta terça-feira (3). Quatro ministros serão convidados para o debate.

Pacheco explicou que o cenário da insegurança alimentar no Brasil exige a atenção das autoridades. Ele citou números do relatório Mapa da Fome e do Desperdício de Alimentos no Brasil, divulgado em 2022 pelo movimento Pacto Contra a Fome.

— Só o que se desperdiça de alimentos no Brasil serviria para matar a fome [de um número] oito vezes mais [do que] aqueles que hoje estão passando fome no Brasil. Isso já está na nossa agenda como prioridade; votamos recentemente o Bolsa Família, que tem esse objetivo de poder garantir segurança mínima e dignidade às famílias brasileiras. Mas o combate à fome tem que ser algo mais amplo e melhor debatido — defendeu Pacheco.

Serão chamados para a sessão de debates os ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento Social; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário; Carlos Fávaro, da Agricultura; e André de Paula, da Pesca. Dias e Fávaro são senadores licenciados.

Também serão convidadas as Associações Brasileiras das Centrais de Abastecimento (Abracen) e de Supermercados (Abras). A lista de convidados inclui ainda a fundadora do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.

Procuradoria da Mulher

Outro requerimento aprovado nesta terça foi para a convocação de uma sessão especial para comemorar os 10 anos da Procuradoria Especial da Mulher do Senado. O requerimento (RQS 834/2023) pede que a sessão especial seja promovida no dia 17 de outubro.

A Procuradoria foi criada em março de 2013, a partir de proposta da então senadora Vanessa Grazziotin (AM), que foi a primeira titular do órgão. Em outubro daquele ano foi inaugurada a sede da Procuradoria. A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) é a atual procuradora especial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)