Izalci ressalta importância da educação e do investimento em ciência e tecnologia

Da Agência Senado | 02/10/2023, 18h29

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) relatou, em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (2), sua participação no 18º Congresso Internacional de Inovação, ocorrido na semana passada em São Paulo. Ele enfatizou a importância da educação, da inovação e do investimento em ciência e tecnologia para o progresso do Brasil e alertou para os desafios a serem enfrentados nesses campos.

Izalci destacou sua preocupação com a situação da educação básica, ressaltando a necessidade de investimento em infraestrutura, laboratórios e acesso à internet nas escolas. Para ele, é preciso uma política de Estado consistente e a integração entre os ministérios e governos para alinhar os esforços em prol da educação e da inovação. A maioria das escolas do país não possui um laboratório de ciências, o que impede os alunos de conhecer e valorizar os processos de inovação tecnológica, disse.

— No Brasil, só aqueles que podem pagar, que são financiados, que têm condições financeiras para bancar... Os alunos que estudam na escola tradicional pública lamentavelmente não vão ter a oportunidade que esses alunos estão tendo.

Izalci também celebrou a aprovação de orçamento para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que destinará mais de R$ 10 bilhões para investimentos em ciência, tecnologia e inovação, dos quais 50% não reembolsáveis. Autor do projeto (PLP 135/2020) que deu origem à lei que protege o fundo de contingenciamentos (Lei Complementar 177, de 2021), o senador lembrou o empenho do Congresso pela aprovação da norma. 

— Se temos alguma coisa ainda neste país de inovação se deve ao FNDCT, que não só coloca recursos, mas proíbe o contingenciamento.

Ele ressaltou, porém, que o Brasil ainda está muito atrás de outros países em termos de investimentos nessa área.

— Fiquei feliz, por um lado, pelo reconhecimento do trabalho que fizemos nesses anos todos, mas muito triste e preocupado em ver que a nossa educação não vai acompanhar a inovação que está acontecendo no mundo todo — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)