Projeto cria Prêmio Alysson Paulinelli

Da Agência Senado | 16/08/2023, 08h42

Pessoas que se destacarem por iniciativas ou práticas de produção sustentável de alimentos que contribuam para a segurança alimentar no Brasil poderão receber do Senado o Prêmio Alysson Paulinelli  É o que determina o Projeto de Resolução (PRS) 73/2023, de autoria dos senadores Jayme Campos (União-MT) e Tereza Cristina (PP-MS). 

Falecido em 29 de junho, Alysson Paulinelli foi ministro da Agricultura e um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os autores afirmam, na justificação do projeto, que Paulinelli  "teve um papel fundamental na revolução agrícola tropical sustentável que deu autossuficiência de alimentos ao Brasil, transformou o país em potência agroalimentar e criou horizontes para a segurança alimentar mundial".

De acordo com o projeto, o prêmio deverá ser concedido anualmente a pessoas escolhidas pelo Conselho do Prêmio Alysson Paulinelli, também criado pelo PRS 73/2023. O Conselho será formado por 16 membros, dos quais três serão senadores. Os demais serão representantes da Embrapa, dos ministérios relacionados à temática do prêmio e da sociedade civil.

"Além de justa homenagem à vasta biografia de Paulinelli, [o prêmio] terá como objetivo incentivar as melhores iniciativas e práticas de produção sustentável de alimentos que contribuam para a segurança alimentar no Brasil”, afirmam Jayme Campos e Tereza Cristina na justificação da proposta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)