Para Kajuru, Brasil deve reforçar liderança na Cúpula da Amazônia

Da Agência Senado | 08/08/2023, 15h21

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou em pronunciamento nesta terça-feira (8) que a Cúpula da Amazônia é a oportunidade de o governo brasileiro “reforçar a liderança regional na pauta ambiental abandonada na gestão anterior”. O encontro, realizado em Belém nesta semana, reúne chefes de Estado de países amazônicos para discutir iniciativas para o desenvolvimento sustentável na região. Segundo o parlamentar, a ideia da reunião nasceu em novembro de 2022, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da COP 27 no Egito.

— Em discurso, ele [Lula] defendeu que os países amazônicos deveriam discutir a promoção do desenvolvimento integrado da região com base em dois pilares: inclusão social e responsabilidade climática. É o que estão fazendo líderes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Kajuru também destacou que o Brasil vai sediar a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025, também em Belém. Segundo o senador, o evento já é apontado como "um marco na missão de enfrentar o aquecimento da atmosfera”.

— A reunião inédita é de extrema importância. Abre o caminho para que todos se fortaleçam, na medida em que possam atuar como bloco nas negociações mais amplas, sobretudo nas conferências do clima da ONU.

O parlamentar ressaltou que o Brasil precisa adotar práticas que criem condições para o desenvolvimento do país. Para Kajuru, é obrigatório que o Brasil combata "com firmeza" crimes como tráfico, queimadas e desmatamentos, além de criar áreas de preservação ambiental, adequar a produção agropecuária e madeireira as normas ambientais e estimular pesquisas em ciência e tecnologia. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)