Amazônia não pode ser tratada como problema, diz Zequinha

Da Agência Senado | 08/08/2023, 18h13

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) informou que há grande expectativa para a Carta de Belém, documento que vai apresentar as metas conjuntas para a redução do desmatamento na Amazônia. Zequinha fez esse registro durante seu pronunciamento nesta terça-feira (8), enquanto a Cúpula da Amazônia, que reúne chefes de Estado de oito países amazônicos, discute em Belém (PA) iniciativas para o desenvolvimento sustentável na região. 

Zequinha disse ter participado, na segunda-feira (7), de reunião do Parlamento Amazônico (Parlamaz) e ressaltou que a Amazônia “não pode ser tratada como um problema, e sim como uma solução”.

— Para isso, é preciso ter a clareza que as questões amazônicas não se tratam apenas de problemas ambientais, mas socioambientais. Existe o componente humano, é importante que a gente dê atenção para essa questão. Está aí a razão para os erros consecutivos de todos os governos brasileiros.

O parlamentar destacou que a Amazônia é habitada por quase 30 milhões de brasileiros, abrangendo 775 municípios. Para Zequinha, a região detém um “potencial fantástico”, mas enfrenta enormes desafios, como os baixos índices de saneamento e de desenvolvimento humano.

— Belém é a futura sede da COP 30 [30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas] e tem apenas 3,63% das suas residências ligadas a um sistema de tratamento de esgoto. Mais de 90% do esgoto de Belém não é tratado. Polui os oceanos e afeta a saúde da população que paga seus impostos e não conta com o básico — criticou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)