Importância do turismo para a economia é destacada em sessão especial

Da Agência Senado | 07/08/2023, 12h37

O Plenário do Senado realizou nesta segunda-feira (7) uma sessão especial em homenagem aos 65 anos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). A sessão foi conduzida pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), que destacou a força do setor para a economia nacional e a relevância de viagens de turistas de países vizinhos ao Brasil.

— Hoje o turismo emprega 7 milhões de pessoas, e responde por mais de 8% do PIB [produto interno bruto]. Dados do Ministério do Turismo mostram que em 2019 recebemos 7 milhões de turistas estrangeiros. Mais da metade veio de países vizinhos. Assim, a Abrajet vem se projetando como uma entidade bastante atuante não só no Brasil, mas também no exterior — disse Gomes, em referência à atuação da Abrajet em fóruns turísticos de nações latino-americanas, assim como parcerias da entidade com associações desses países que dão a jornalistas a oportunidade de visitar o Brasil para divulgar as atrações brasileiras.

O presidente da Abrajet, Evandro Novak, também destacou a força do turismo e a atuação da entidade na divulgação do Brasil no exterior.

— O turismo é essa indústria em que, a cada quatro empregos criados no mundo, um é destinado ao turismo. Isso mostra o quanto nosso trabalho é relevante para o desenvolvimento do Brasil, para divulgar o potencial turístico que temos. Isso se transcreve através de informações positivas, porque quem fala de turismo fala de coisas boas — afirmou Novak.

O ex-presidente da associação Cláudio Magnavita pediu que os atores políticos priorizem pautas relevantes visando ao fortalecimento do turismo no Brasil. Nessa pauta, estão a diminuição do preço das passagens aéreas, o incremento do orçamento do Ministério do Turismo e a manutenção da isenção de vistos para turistas de EUA, Canadá, Austrália e Japão.

— Precisamos tratar do preço das passagens aéreas, nunca foi tão caro viajar no Brasil. Como vamos fazer turismo se você paga ida e volta do Rio para Brasília o equivalente a uma passagem para Miami ou Europa? Precisamos que o Parlamento, especialmente o Senado, se debruce e traga o questionamento também do orçamento do Ministério, a questão dos vistos, o preço das passagens aéreas, a forma como encolheu o Ministério do Turismo — disse Magnavita.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)