Lagoa Dourada é declarada Capital Nacional do Rocambole

Da Agência Senado | 03/08/2023, 09h49

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3) a Lei 14.646, que confere ao município de Lagoa Dourada, em Minas Gerais, o título de Capital Nacional do Rocambole. A norma sancionada na quarta-feira (2) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decorre do projeto de lei (PL) 2.209/2021, do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). O texto foi aprovado pelo Senado no dia 7 de julho, com relatório favorável do senador Carlos Viana (Podemos-MG).

"A concessão do título de Capital Nacional do Rocambole a Lagoa Dourada proporcionará maior visibilidade a essa importante manifestação cultural e gastronômica do município, o que servirá como impulso não só para a permanência da tradição, mas também para geração de emprego e renda para a população local", declarou Carlos Viana.

Com aproximadamente 12 mil habitantes, Lagoa Dourada é um município com grande pecuária leiteira, além de importante produtor de hortigranjeiros e de da iguaria da qual foi declarada "capital nacional".

A importância do rocambole para a economia e a cultura de Lagoa Dourada foi oficializada em 2007, quando o doce, de origem europeia, foi inventariado como Patrimônio Imaterial Municipal pelo Inventário do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), resguardado pelo Instituto Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)