Seif diz que é contra descriminalização do porte de drogas

Da Agência Senado | 02/08/2023, 12h20

O senador Jorge Seif (PL-SC) criticou, em pronunciamento na terça-feira (1º), a retomada do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da ação que questiona a constitucionalidade de artigo da Lei Antidrogas (Lei 11.343, de 2006) que considera crime o porte dessas substâncias. Ele destacou que o Congresso já legislou sobre o assunto, com posicionamento contrário à descriminalização.

— Precisamos somente que respeitem a população brasileira e, acima de tudo, fomos eleitos pela população brasileira e temos essa preocupação de que qualquer liberação de droga, qualquer que seja a droga, vai causar ainda mais prejuízo na sociedade e nas nossas famílias. 

De acordo com o senador, o Relatório Mundial sobre Drogas 2023, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, mostra que em países onde a droga foi descriminalizada houve aumento de criminalidade.

— Nenhum país que fez descriminalização experimentou redução, senão aumento de violência, aumento de criminalidade, aumento de consumo, dependência, destruição de jovens, de famílias, porque, quando um adolescente, uma criança, um adulto entra nas drogas, ele destrói não só a vida dele, mas a da sua família. Então esse tema é muito caro para este Senado Federal — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)