Sessão em 10 de julho homenageará policiais e bombeiros

Da Agência Senado | 04/07/2023, 18h55 - ATUALIZADO EM 06/07/2023, 14h25

O Senado fará sessão especial para celebrar o Dia Nacional do Policial e do Bombeiro, na segunda-feira (10), às 10h30. Requerimentos com esse objetivo foram aprovados nesta terça-feira (4) durante sessão deliberativa.

A senadora Leila Barros (PDT-DF) é autora de um dos requerimentos. Segundo ela, é preciso homenagear "o trabalho dedicado e competente de nossos policiais e bombeiros militares, que atuam arriscando suas próprias vidas para defender o bem-estar da população de todo o país".

Também foram aprovados em conjunto requerimentos do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) — para comemorar o Dia do Bombeiro — e da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que pediu a realização de sessão para celebrar os 30 anos do ingresso da primeira turma feminina no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

O Dia Nacional do Policial e do Bombeiro Militares é comemorado em 24 de junho. A data remete ao falecimento do cabo Valério dos Santos Oliveira, da Polícia Militar de Minas Gerais, que foi atingido por uma bala perdida durante uma reivindicação por melhores condições de trabalho e de salário, no dia 24 de junho de 1997, em Belo Horizonte.

Já o Dia do Bombeiro Brasileiro é celebrado em 2 de julho, data em que foi criado o primeiro corpo de bombeiros no país, no ano de 1856.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)