Ataque à democracia foi influenciado por Bolsonaro, diz Zenaide

Da Agência Senado | 28/06/2023, 18h02

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) disse, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (28), ter ficado “estarrecida” com o depoimento do coronel do Exército Jean Lawand Junior, na terça-feira (27), na CPMI do 8 de Janeiro. O coronel classificou como "uma coincidência" o fato de manifestantes terem tentado invadir as sedes dos Poderes da República e armado uma bomba perto do aeroporto de Brasília após as mensagens trocadas entre ele e o ajudante-de-ordens do então presidente da República, Jair Bolsonaro. Para a parlamentar, o ataque à democracia foi influenciado por Bolsonaro.

— Todos os dias ele dizia que as urnas, se não mostrassem o papel como era antigamente para o coronel, quando você votava e tinha que mostrar em quem votou, que era o ilegal, que até o questionavam. Essas urnas só estão erradas para o presidente da República, se todos nós parlamentares estamos aqui e fomos eleitos com essas mesmas urnas eletrônicas?

'País faliu com Bolsonaro'

Zenaide também criticou medidas tomadas por Bolsonaro e afirmou que o governo reduziu as reservas internacionais do Brasil em US$ 65 bilhões, além de “vender parte do patrimônio do povo brasileiro, como a Eletrobras, a TAG transportes de gás e a BR Distribuidora”.

— Não disse onde botou esse recurso e ainda aumentou a dívida pública, de 49% para 80% do produto interno bruto (PIB). Não investiu em nada, gente. Deixou um país com trinta e tantos milhões de pessoas com fome — insegurança alimentar, na verdade, é fome. Voltamos ao mapa da fome. Eu, como médica, a gente está tendo a tristeza de ver, em atestados de óbito de criança, desnutrição grave como causa mortis.

A senadora ainda disse ainda que o governo passado deixou o país “isolado” e com a taxa de juros alta. Segundo Zenaide, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está “falindo” as empresas brasileiras, já que elas não conseguem mais pagar os financiamentos bancários.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)