STF vai compartilhar processos com CPMI, diz presidente da comissão

Da Redação | 14/06/2023, 09h04

Após reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, nessa terça-feira, o presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), confirmou que o colegiado terá acesso aos processos conduzidos pelo ministro sobre os atos de vandalismo nas sedes dos três Poderes, em Brasília. 

— Tive uma longa reunião com o ministro, e ele se comprometeu a compartilhar dados assim que chegar a nossa requisição, para que os membros da CPMI tenham acesso para inquirir esses presos — disse.

De acordo com Maia, após a análise dos processos, a CPMI deverá tomar os depoimentos dos presos nas unidades prisionais.

— É mais cômodo que as inquirições sejam feitas onde eles estão, já que fica muito difícil trazer toda essa gente para depor na CPI — afirmou.

Apenas os processos que ainda estiverem em fase de diligência, segundo Maia, não serão compartilhados.

O deputado disse ainda que a CPMI vai ouvir todos os envolvidos nos atos antidemocráticos, independentemente do lado a que estejam vinculados. Requerimentos de convocação rejeitados na reunião de terça podem ser reapresentados no curso dos trabalhos, afirmou.

Com Agência Câmara 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)