Comissão debate papel das mulheres na crise climática

Da Agência Senado | 13/06/2023, 17h51

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) promove na quinta-feira (15), às 9h, a audiência pública interativa Mulheres pelo Clima-Junho Verde, que irá debater o papel da mulher no enfrentamento à crise climática.

A audiência, a ser realizada por iniciativa da senadora Leila Barros (PDT-DF), integra a programação do Junho Verde do Senado Federal. O evento foi instituído pela Resolução 14/2020, a qual teve origem em projeto do senador Fabiano Contarato (PT-ES), com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente (PRS 52/2019).

A audiência pública contará com a participação, já confirmada, da diretora da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF e Entorno (Centcoop-DF), Aline Sousa; da coordenadora do coletivo Jovens pelo Clima, Ana Terra Santana; da secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ana Toni.

Participarão também do debate a advogada especialista em direito ambiental e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Ibrades), Samanta Pineda; e a filósofa, física, ecofeminista e ativista ambiental, Vandana Shiva. A comissão ainda aguarda a confirmação da líder indígena Txai Suruí.

O debate será realizado na sala 15 da Ala Alexandre Costa.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)