Jayme Campos destaca endividamento do consumidor

Da Agência Senado | 18/05/2023, 10h41

Em pronunciamento na quarta-feira (17), o senador Jayme Campos (União-MT) manifestou preocupação com o nível de endividamento das famílias no país. Ele destacou a necessidade de o poder público implementar medidas para atenuar o problema.   

De acordo com o senador, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no início de maio pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que os indicadores brasileiros, que já eram ruins em 2021 devido à crise gerada pela pandemia, atingiram níveis históricos nos últimos meses.

— No cômputo geral, são mais de 70 milhões de brasileiros com dívidas, o equivalente à população da França. São famílias que não conseguem pagar por serviços que vão desde bancos, empresas de cartões de crédito, financeiras, até lojas e serviços de utilidade pública, como água e luz, que é o básico que tem que se pagar. Juros altos, desemprego e renda corroída pela inflação são as principais causas para o aumento das dívidas. Esse é um drama que afeta milhões de pessoas, consumindo o orçamento da nossa população — disse.

O estudo também aponta que de cada 100 famílias, 78 estão endividadas. De janeiro de 2022 a janeiro de 2023, aponta a pesquisa, 5,3 milhões de brasileiros tiveram os nomes negativados pelo Serasa. As dívidas acumuladas com instituições financeiras, cartões e contas em atraso chegam a aproximadamente R$ 334 bilhões.

Para o senador, resolver a questão do endividamento é fundamental para crescimento econômico do país.

— Temos de dar a nossa contribuição. Entretanto, quem tem de fazer, de fato, essa política é o próprio Poder Executivo. Por parte do Congresso Nacional, eu não tenho dúvida alguma de que estaremos aqui para apoiar e fazer com que possamos reduzir o empobrecimento das famílias brasileiras — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)