Bittar critica pedido do rei Charles III a Lula sobre preservação da Amazônia

Da Agência Senado | 10/05/2023, 10h44

Em pronunciamento no Plenário nessa terça-feira (9), o senador Marcio Bittar (União-AC) disse estar preocupado com os rumos que o país tem tomado sobre a preservação da Amazônia. Segundo o parlamentar, o Brasil historicamente tem se submetido a um "grau de submissão" diante de outras nações. O senador citou a recente viagem do presidente Lula à Inglaterra para a coroação do rei Charles III e as declarações do presidente brasileiro após encontro com o monarca.

 — O presidente vai à Inglaterra, e eu achei super estranho que ele próprio gostou de dizer à imprensa brasileira que a primeira coisa que o rei Charles pediu foi para ele cuidar da Amazônia. A Europa, a Inglaterra não tem moral nenhuma para tocar nesse assunto. Nós preservamos 66% do território nacional; a Inglaterra, da vegetação nativa, tem 10% — disse.

Bittar também destacou que o Brasil é 34 vezes maior que o Reino Unido, mas emite menos CO2 no meio ambiente. O senador disse se sentir ofendido, pois deseja ter o país “livre e independente, mandando no seu próprio destino”. E ressaltou que o Brasil tem mais leis de preservação ambiental do que o Reino Unido, enquanto eles desconhecem delimitações de área de preservação permanente (APP).

O senador, no entanto, criticou o percentual de terras protegidas no Brasil que, no caso da Amazônia, pode chegar a 80%, "o que é um crime, uma lei que só existe no Brasil".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)