CRE ouve ministro das Relações Exteriores e faz nove sabatinas na quinta

Da Agência Senado | 05/05/2023, 16h01

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) se reúne na próxima quinta-feira (11) para ouvir o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e analisar uma pauta com nove itens. Todos são indicações feitas pelo presidente da República para representações do Brasil no exterior, e os indicados serão sabatinados antes da votação. A reunião está marcada para as 9 horas.

A primeira parte da reunião será destinada a ouvir o ministro. Um dos requerimentos para a audiência é do presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL). No pedido, ele lembra que o Regimento Interno do Senado prevê esse tipo de audiência no início de cada sessão legislativa (ano), para que o ministro fale da sua pasta.

O outro requerimento é do senador Carlos Portinho (PL-RJ). Ele quer que o ministro explique a decisão do governo de revogar a dispensa de vistos para que cidadãos da Austrália, do Canada, dos Estados Unidos e do Japão entrem no Brasil. A nova regra retoma o princípio de reciprocidade, adotado historicamente pelo Itamaraty, que cobra de cidadãos de outros países as mesmas regras previstas para os cidadãos brasileiros.

A segunda parte da reunião será de sabatinas e votação dos respectivos relatórios de indicações. Veja a lista dos diplomatas que serão sabatinados:

  • MSF 7/2023 - Sérgio França Danese, para exercer o cargo de representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas;
  • MSF 8/2023 - Julio Glinternick Bitelli, para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Argentina;
  • MSF 9/2023 - Maria Luiza Ribeiro Viotti, para exercer o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos;
  • MSF 6/2023 - Ricardo Neiva Tavares, para exercer o cargo de embaixador do Brasil na França e, cumulativamente, no Principado de Mônaco;
  • MSF 10/2023 - Everton Vieira Vargas, para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à Santa Sé e, cumulativamente, junto à Ordem Soberana e Militar de Malta;
  • MSF 21/2023 - Christian Vargas, para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Cuba;
  • MSF 12/2023 - Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Índia e, cumulativamente, no Butão;
  • MSF 5/2023 - Paulino Franco de Carvalho Neto, para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Egito e, cumulativamente, na Eritreia; e
  • MSF 18/2023 - Michel Arslanian Neto, para exercer o cargo de delegado permanente do Brasil junto à Organização de Aviação Civil Internacional, em Montreal, Canadá.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)