Humberto pede rigor na apuração das fraudes no Conecte SUS por Bolsonaro

Da Agência Senado | 03/05/2023, 18h57

O senador Humberto Costa (PT-PE) repercutiu, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (3), a operação da Polícia Federal (PF) que realizou buscas na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, para investigação de suposta fraude no programa Conecte SUS. Doses da vacina contra a covid-19, exigidas para a comitiva presidencial entrar nos Estados Unidos, teriam sido incluídas nos cartões de vacinação de Bolsonaro e de sua filha caçula.

— O país precisa de uma apuração rigorosa de todos os crimes cometidos por esse grupo. Os Estados Unidos devem banir a entrada em seu território de pessoas envolvidas nesse tipo de delinquência transfronteiriça — defendeu.

Humberto mencionou também detalhes da operação da PF como a apreensão do aparelho celular de Bolsonaro e a prisão de seis pessoas ligadas ao ex-presidente, entre elas o seu ex-ajudante de ordens, coronel Mauro Cid que, para isso, teria pedido ajuda a um investigado por crime de homicídio. O senador considera que as acusações envergonham o Brasil diante da comunidade internacional.

— O Brasil se descobre humilhado pelo então presidente, que cometeu ou teria cometido o crime para enganar um país estrangeiro. Esse crime teria envolvido um ex-vereador de Duque de Caxias que, em investigações realizadas pela polícia do Rio de Janeiro, estaria sendo acusado de estar vinculado à execução da vereadora Marielle Franco — ressaltou.

O senador destacou que a manipulação dos dados do Conecte SUS aconteceu em plena pandemia. Ele pediu a continuidade das investigações e sugeriu que o governo dos Estados Unidos também investigue o caso e revogue o acesso do ex-presidente ao país.

— A nossa expectativa é que, o mais rapidamente possível, a Polícia Federal compartilhe essas provas com os órgãos de segurança dos Estados Unidos e que o ex-presidente responda aqui no Brasil e lá fora por esses supostos crimes denunciados por essa operação policial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)