CRE sabatina Luiz Fernando Corrêa, indicado para dirigir a Abin

Da Agência Senado | 02/05/2023, 15h45

 A Comissão de Relações Exteriores (CRE) sabatina na próxima quinta-feira (4) o ex-secretário nacional de segurança pública do Ministério da Justiça (MJ), Luiz Fernando Corrêa, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O evento está marcado para as 11 horas. Ele será interativo, com possibilidade do cidadão participar com perguntas ao sabatinado.

Formado em Direito, Corrêa foi agente e é delegado aposentado da Polícia Federal (PF). Na instituição, esteve no comando de diferentes delegacias até chegar a diretor-geral do Departamento de Polícia Federal em 2007, cargo que ocupou até 2011. Também trabalhou como Secretário Nacional de Segurança Pública do MJ  e diretor de Segurança nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro.

O relator da indicação (MSF 1/2023) é o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). No seu relatório, ele afirma que no mundo atual, sob ameaças como terrorismo, crime organizado e espionagem, a atividade de inteligência é ferramenta essencial, o que mostra a importância do trabalho da Abin. Para ele, o indicado tem experiência profissional, formação técnica adequada, afinidade intelectual e atributos morais para o exercício do cargo.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: