Cooperação entre Brasil e Marrocos na área de Defesa passa na CRE

Da Agência Senado | 27/04/2023, 14h29

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (27) o texto do acordo assinado entre os governos de Brasil e Marrocos para cooperação na área de Defesa. O relatório (PDL 1.101/2021) elaborado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), favorável à aprovação, segue agora ao Plenário do Senado.

Amin destacou que o acordo, assinado em 2019, tem ênfase nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e apoio logístico, além de ter potencial no fomento da aquisição de produtos e serviços de Defesa. Outro foco é buscar o compartilhamento de conhecimentos e experiências adquiridas em operações das Forças Armadas de ambos os países, incluindo as áreas de ciência e tecnologia.

— O acordo também foca na promoção de ações conjuntas de treinamento e instrução militar, exercícios militares conjuntos e o intercâmbio de informações relacionadas a esses assuntos. Além disso, ainda trata da colaboração em sistemas e equipamentos no campo de Defesa — destaca Amin.

O texto inclui a implementação e desenvolvimento de programas de aplicação de tecnologia de Defesa, considerando a participação da indústria do setor de ambos os países e a transferência de tecnologia e "know-how” entre as duas nações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)